Para Escritores

Como escrever boas cenas

Spread the love

Uma história é uma sucessão de ações acontecendo dentro de um espaço e em determinado tempo. Quando um sujeito pratica uma ação ali temos uma cena. Mas como construir uma cena que convença e envolva o leitor? Usando esses três itens que não podem faltar na sua narrativa:

1. Elementos fixos

Pense no cenário onde a ação se desenrola. Como é o espaço? É uma sala, um quarto, um parque? O que há nele? Liste tudo que vier à sua cabeça quando você pensa no seu personagem naquele lugar.

Exemplo: Aeroporto. Elementos fixos: cadeiras, guichês, telões, aviões na pista, teto alto, paredes cinzas, letreiros, placas em vários idiomas…

2. Elementos variáveis

Pense como variável tudo aquilo que pode mudar de uma hora para outra e seu personagem pode absorver. Geralmente são itens abstratos como luz, temperatura, som, cheiro, paladar.

Exemplo: Aeroporto. Elementos variáveis: fim de tarde com a luz do sol se pondo, chuva, calor, frio do ar condicionado, cheiro de batata-frita da lanchonete, café doce tomado no balcão.

Leia também 10 coisas que ajudarão você na sua carreira de escritor

3. Ação

Aqui é onde a magia acontece. Não há história se nada acontecer nas cenas, certo? Nesse item entram os movimentos, os pensamentos e os diálogos.

Exemplo: Aeroporto. Ações: Homem ao pé da escada rolante andando de um lado para o outro, mulher irritada pedindo informações, criança perdida dos pais.

Cada cena tem seu próprio ritmo e objetivo, mas o ideal é que esses três itens estejam combinados entre si, pois cercam o leitor de tudo o que ele precisa para entender a cena no seu contexto geral. Vejamos um exemplo:

Mauro entrou no aeroporto e foi atingido pela rajada fria do ar condicionado [elemento variável: a temperatura pode ser aumentada ou diminuída]. Ele girou a cabeça de um lado para o outro tentando encontrá-la [ação], mas tudo que viu foram largas paredes de vidro [elemento fixo] por onde os últimos raios de sol do dia entravam [elementos variável: logo vai anoitecer]. Sem ter certeza para aonde ir ele correu [ação] em direção aos guichês de embarque [elementos fixos]. Com sorte ela ainda estaria lá, entre o quinto e o sexto integrantes de uma fila.

Observe esse parágrafo do romance Jane Eyre, de Charlotte Brontë, e perceba como os três elementos compõem a cena de maneira adequada:

“Beirava o crepúsculo [variável] e o relógio [fixo] já havia alertado da hora de se vestir para o jantar quando a pequena Adèle, que se ajoelhara [ação] perto de mim no assento junto à janela da sala de estar [fixo], de repente exclamou:
– Voilà Monsieur Rochester, qui revient! [ação]”

Como está a sua história? Agora que você aprendeu mais sobre como escrever boas cenas eu tenho certeza que sua narrativa ficará ainda mais envolvente.

Gostou desse conteúdo? Faça parte da minha lista de e-mails e não perca nenhuma novidade

indicates required
Que tipo de conteúdo mais interessa você?

8 thoughts on “Como escrever boas cenas”

    1. Que maravilha! Seja muito bem-vinda, como vai? O meu canal do telegram é esse aqui https://t.me/escritoresdopresente. No momento ele está um pouco parado porque meu tempo está curto 🙁 mas enquanto os conteúdos por lá não voltam você pode acessar os que já foram publicados. Muito obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.