Este é o primeiro artigo de uma série de publicações em que eu explico como faço uma leitura ativa nos meus livros. Por leitura ativa podemos entender como a leitura em que se interage com o texto por meio de grifos, marcações e anotações, explorando o conteúdo de modo mais efetivo.
Técnica do grifo
Grifar o texto é talvez a prática mais comum entre os leitores. Usada para destacar partes importantes, citações que chamam atenção ou trechos que serão usados em outros materiais.
Para livros de ficção e não ficção, utilizo um marca-texto, uma caneta de ponta fina (no estilo das Stabilo) e uma caneta comum, aplicando de forma diferente para cada tipo de livro.
Leia também 10 trechos do Livro da Vida
Como aplico a técnica em livros de ficção
- marca-textos: destaco frases de impacto, os famosos “quotes”
- canetas de ponta fina: sublinho trechos sobre os quais eu quero comentar
- canetas comuns: escrevo os comentários e circulo as palavras novas, inserindo o significado delas.
Como aplicar a técnica em livros de não ficção
- marca-textos: destaco as ideias principais
- canetas de ponta fina: sublinho o desenvolvimento das ideias principais, criando uma hierarquia visual
- canetas comuns: escrevo um comentário nas bordas das páginas.
Dica extra:
Como podem observar, não uso nenhum esquema de cor, mas são muito úteis se você criar um código para classificar os destaques.
Por exemplo:
- Amarelo: Ideias principais.
- Rosa: Citações inspiradoras.
- Azul: Palavras novas ou conceitos desconhecidos.
Essa é, de longe, a técnica que eu mais uso no dia a dia porque os meus comentários ficam ali, próximo ao texto, mas, como veremos nos outros artigos, às vezes é necessário usar outras ferramentas, como post-its ou cadernos de anotação.
Questões:
- Por que não usar canetas de ponta fina para escrever?
A tinta pode transferir para o outro lado da página, especialmente em papeis mais finos. Por isso, reservo as canetas de ponta fina apenas para sublinhar. - O que fazer se os comentários excederem as margens?
Em alguns casos, anoto com a caneta comum, no início ou no final dos capítulos, enumerando os comentários.
A técnica do grifo é uma das formas mais práticas de transformar a leitura em uma experiência ativa. Ao interagir com o texto, você não só compreende melhor o conteúdo como também cria uma relação mais íntima com o livro.
Como você costuma marcar seus livros? Compartilhe nos comentários e fique atento aos próximos artigos desta série para aprender outras técnicas úteis!