Em geral, muitas pessoas alimentam um desejo de escrever um romance, mas nunca delinearam um personagem, estruturaram uma narrativa ou descreveram uma cena. É uma atividade que exige dedicação, prática e estudo, mas não significa que você deva começar, necessariamente, por aí. Neste artigo eu sugiro 3 textos que você pode escrever antes de escrever ficção.
Artigos opinativos
Escolha um tema que você domine em alguma medida, ou sobre o qual tenha uma opinião bem fundamentada, e escreva sobre ele. Apresente seu ponto de vista, destrinche seus argumentos ou apresente uma solução, se o tema for um problema. Você não precisa publicar e nem mesmo divulgar para as pessoas perguntando se elas concordam ou discordam, apenas escrever.
Exercite sua escrita, observe o seu vocabulário e teste seu domínio da gramática. Tudo isso será de muita utilidade na hora de escrever ficção.
Leia também 5 lições para escritores
Crônicas
Uma crônica geralmente é um episódio capturado do cotidiano e acrescido de alguma reflexão ou final cômico. A ideia aqui é pegar algo do seu dia a dia e tomar como ponto de partida. Ainda que você tenha a rotina mais normal do mundo, certamente tem algo de interessante para contar do ponto de vista literário.
Aprimore seu olhar poético e arrisque alguns parágrafos. Você sempre pode se inspirar nos melhores, como Fernando Sabino.
Notícias
Não importa se você não é jornalista e nunca ouviu falar de uma técnica de escrita jornalística, apenas observe um fato e conte o que aconteceu, quando e com quem. Não se alongue em detalhes desimportantes, foque na informação principal e exercite o poder de síntese.
Escrever textos de não ficção pode funcionar como ponto de partida para destravar o bloqueio do escritor que se sente pressionado em escrever cenas e criar personagens. É possível que passear por outros estilos traga um ânimo novo ou apenas sirva como um exercício, vale a pena tentar. Quais dos 3 textos que você pode escrever antes de escrever ficção você escolheria?