Para Escritores

3 textos que você pode escrever antes de escrever ficção

Em geral, muitas pessoas alimentam um desejo de escrever um romance, mas nunca delinearam um personagem, estruturaram uma narrativa ou descreveram uma cena. É uma atividade que exige dedicação, prática e estudo, mas não significa que você deva começar, necessariamente, por aí. Neste artigo eu sugiro 3 textos que você pode escrever antes de escrever ficção.

Artigos opinativos

Escolha um tema que você domine em alguma medida, ou sobre o qual tenha uma opinião bem fundamentada, e escreva sobre ele. Apresente seu ponto de vista, destrinche seus argumentos ou apresente uma solução, se o tema for um problema. Você não precisa publicar e nem mesmo divulgar para as pessoas perguntando se elas concordam ou discordam, apenas escrever.

Exercite sua escrita, observe o seu vocabulário e teste seu domínio da gramática. Tudo isso será de muita utilidade na hora de escrever ficção.

Leia também 5 lições para escritores

Crônicas

Uma crônica geralmente é um episódio capturado do cotidiano e acrescido de alguma reflexão ou final cômico. A ideia aqui é pegar algo do seu dia a dia e tomar como ponto de partida. Ainda que você tenha a rotina mais normal do mundo, certamente tem algo de interessante para contar do ponto de vista literário. 

Aprimore seu olhar poético e arrisque alguns parágrafos. Você sempre pode se inspirar nos melhores, como Fernando Sabino.

Notícias

Não importa se você não é jornalista e nunca ouviu falar de uma técnica de escrita jornalística, apenas observe um fato e conte o que aconteceu, quando e com quem. Não se alongue em detalhes desimportantes, foque na informação principal e exercite o poder de síntese.

Escrever textos de não ficção pode funcionar como ponto de partida para destravar o bloqueio do escritor que se sente pressionado em escrever cenas e criar personagens. É possível que passear por outros estilos traga um ânimo novo ou apenas sirva como um exercício, vale a pena tentar. Quais dos 3 textos que você pode escrever antes de escrever ficção você escolheria?

Gostou do meu conteúdo? Inscreva-se e não perca nenhuma novidade.

indicates required

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.