Você não precisa ser nenhum acadêmico das Letras para já ter ouvido falar nesses dois termos por aí. Mas qual a diferença entre análise literária e crítica literária? São a mesma coisa com nomes diferentes? Um é o termo chique do outro? Vem que eu te explico bem rapidinho.
Análise Literária
A análise se preocupa em entender a forma e o conteúdo da obra. Um livro pode ser analisado sob vários ângulos, como, por exemplo, a Filosofia ou a Sociologia, ou ainda a Teologia. Você pode pegar A Metamorfose, de Kafka, e analisá-lo a partir de alguma corrente filosófica ou psicanalista, ou ler O Retrato de um artista quando jovem à luz de uma doutrina religiosa.
A Análise Literária seria então uma interpretação mais aprofundada de um texto.
Leia também 3 dicas para escrever todos os dias.
Crítica Literária
Já a Crítica faz uso do elemento pessoal, de um juízo de valor que o crítico irá emitir sobre a obra literária. A crítica costuma influenciar a opinião do público e às vezes pode até mesmo ser responsável por alavancar a popularidade de um livro – ou destruí-la.
Um crítico literário de que gosto muito é o Cristóvão Tezza, suas críticas há muito tempo vêm sendo publicadas em jornais de renome pelo país.
A Análise Literária e a Crítica Literária podem andar próximas, embora não possam se confundir. Podemos dizer que a primeira está mais alinhada com interesses acadêmicos enquanto a segunda com interesses comerciais ou editoriais.
De qual livro você gostaria de ler a análise e a crítica literária?