O autor independente é aquele que cuida não só da escrita como da venda dos seus livros, e não existe venda sem um bom marketing, certo? Por isso aqui vão 7 dicas de marketing para escritores, para alavancar o reconhecimento do seu trabalho e do seu nome como escritor.
1. Ofereça livros gratuitos
Não há consumidor no mundo que resista a um bom produto grátis. Disponibilize algum trabalho seu em troca de um e-mail ou de um compartilhamento e chame a atenção do leitor com aquilo que você está oferecendo. Esse recurso é útil para aumentar sua audiência, mas o mais importante, na minha opinião, é que o público está dando a você um voto de confiança e se disponibilizando a conhecer o seu trabalho.
2. Estabeleça preços acessíveis
Não entenda esse tópico como não valorização do seu trabalho. Não se trata disso, trata-se de pegar um dos muitos caminhos para deixar seu livro atrativo. Eu vejo autores independentes oferecendo exemplares a R$ 60 + frete e, mesmo sabendo que o processo de publicação não é barato, eu acredito que um valor desse para livros “comuns” (aqueles que não são técnicos, como gramáticas, etc) estão fora da realidade.
No momento dessa publicação, o livro Midnight Sun, de Stephenie Meyer, um braço da saga Crepúsculo, está custando os mesmos R$ 59,90 na pré-venda. Sim, eu sei que o livro do autor independente nesse preço pode valer cada centavo, dada a qualidade do texto, o seu trabalho e tudo mais, mas pense pelo lado do público e se faça a seguinte pergunta: a sua popularidade está pronta para concorrer com livros da mesma faixa de valor, mas de autores muito mais famosos? Digamos que o seu público e o da Stephenie Meyer sejam o mesmo, você garante que o leitor vai escolher o seu ao dela? Mais uma vez: não é um desmerecimento, mas um puxão para a realidade e para a concorrência, que pesa e muito. E uma reflexão: o livro da Meyer chegou onde chegou sozinho ou o marketing ajudou um pouquinho?
3. Pense na capa
Esqueça essa história de não julgar o livro pela capa. Isso é poesia e na teoria é muito bonito, mas na prática não tem como fugir do fato de que uma boa capa chama a atenção e estimula a compra. Capriche na sua.
4. Tenha uma plataforma
Aqui estou eu batendo nessa tecla outra vez (em breve um post só sobre esse tema). Você precisa de um lugar na internet para chamar os leitores para um cafezinho e mostrar seu trabalho a eles. Se eles chegarem até o seu livro por acaso eu tenho certeza que eles vão correndo para o Instagram, Facebook ou Google procurar o seu nome e saber mais sobre você ou sobre seus outros livros. Esteja preparado para esse encontro.
5. Publique o que está escrevendo
Vamos lá, jovem, não tenha medo. Todo escritor famoso teve sua primeira vez na publicação e o frio na barriga era igual. Eu sei que dá um receio pelo que as pessoas vão pensar. Vão gostar ou vão me cancelar na internet? Mas precisamos dar o primeiro passo, colocar o texto no sol e sentir a reação das pessoas. Aprender com os feedbacks e melhorar sempre. Experimente ir publicando aos poucos. Um texto curto aqui, um conto acolá, uma foto no Instagram com um poema seu. Isso funciona para ir perdendo o medo e ao mesmo tempo dar pitadas para o leitor sobre coisas maiores que virão.
6. Planeje o conteúdo nas redes
Esse tópico é para quem já me ouviu e já foi se cadastrar em alguma rede social ou plataforma de blogs (você pode deixar o link nos comentários porque eu quero conhecer!). Agora que você já tem um lugar bonito e cheiroso para receber seus leitores, pense no que você vai publicar lá além do seu trabalho. Oxe, que história é essa? A história é que sua plataforma é, de certa forma, uma vitrine, mas não só isso. Use-a para deixar se conhecer um pouco mais. Fale sobre os livros que está lendo, quem vem sendo suas referências, o que você está planejando sobre o novo lançamento, sua opinião sobre determinados assuntos, porque isso também é uma forma de envolver o seu público e chamá-lo para conversar.
7. Recupere livros antigos
Lembra o primeiro tópico? Usar trabalhos antigos é uma ótima forma de ganhar público. Aqui no meu site você pode baixar gratuitamente o meu primeiro livro, Cafés Amargos, publicado em 2013. Se você gostar, pode conhecer meus contos publicados gratuitamente aqui, no Sweek, e outro em venda na Amazon.
Para convencer o público de que seu trabalho merece ser lido nada melhor do que mostrando um pouquinho dele, sem custo e com muito amor e humildade.
Essas foram as 7 dicas de marketing para escritores que eu busco aplicar no meu trabalho e acho que podem funcionar para o seu. Nada é regra, tudo pode ser adaptado e melhorado para sua realidade, mas é inegável de que para alcançar os leitores todo autor precisa de um marketing minimamente planejado e eficiente. Como você vende seu livro?
2 Comments
Pingback:
Leandro Souza
Oi Sabryna! Gostei muito do seu post e gostaria de convidá-la para visitar meu site e conhecer meu trabalho como poeta. http://www.poetaleandrosouza.com.br