fbpx
Para Leitores

Como adquirir o hábito da leitura – Parte 1

Não é segredo para ninguém o quanto a leitura é altamente vantajosa para nossa vida. Não só para estudantes de Letras, para escritores, para crianças e jovens em idade escolar, mas para todo mundo! Os benefícios são imensos. Aumento de vocabulário, melhora na capacidade de interpretação de texto, desenvoltura na linguagem oral, sem falar que é um tipo de lazer e entretenimento, ou seja, é possível se divertir lendo.

Mas a verdade é que o índice de leitores, e de livros lidos, no nosso país é muito pequeno. Pesquisas revelam que a média é de apenas 2,5 livros por pessoa durante um ano. Infelizmente, é muito pouco. No meu mundo ideal as pessoas gostam de livros como gostam de música, de viagens, de passeios, de almoço com a família no domingo. Seria incrível, não? Mas como adquirir o hábito da leitura? Como incorporar essa atividade na nossa rotina de maneira que ela seja prazerosa e efetiva?

Se você é uma dessas pessoas que gostaria de aumentar sua lista de livros lidos, aqui vão algumas dicas:

Estipule metas

Metas são pequenos passos para alcançar objetivos. É como se você pegasse um objetivo e quebrasse em pedacinhos. E qual seria o objetivo na leitura? Ler um livro completo. E as metas? Ora, as metas seriam o número de páginas que você precisa ler por vez até chegar ao final do livro.

Imaginemos um livro de 250 páginas. Estipule uma meta para lê-lo e lembre-se que a constância é importante. Um hábito se constrói quando ele é alimentado todos os dias.

Se você deseja ler um livro de 250 páginas em um mês (30 dias), você divide esse número por 25 e o resultado é a quantidade de páginas que você deve ler por dia. A ideia é dividir o total pelo tempo que você estipulou. Mas por que 25 se um mês tem 30 dias? Porque imprevistos acontecem, e se em determinado dia você não puder ler, você usa os dias de folga (neste caso, cinco dias) e não atrasa sua meta. Entendeu?

No meu caso, minha meta é ler um livro por semana (nem sempre eu consigo, mas eu trabalho com esse objetivo), então divido o total de páginas por 5, deixando dois dias de folga (5 + 2 = 7 dias, ou seja, uma semana). E você pode fazer isso com qualquer tempo. Uma semana, quinze dias, um mês, dois meses. O importante é estipular uma data final para terminar seu livro, e deixar uns dias de folga, para o caso de imprevistos não desestimularem você.

E não esqueça: leia todos os dias! Coloque uma meta adequada à sua rotina e que você possa cumprir. Outra dica é que em vez de dividir por páginas você pode dividir por tempo, como ler dez, vinte minutos por dia, ou por capítulo.

Leve o livro com você

como adquirir o hábito da leitura

Na sua mochila cabe um livro? Que tal andar na companhia dele como um bom amigo? Assim você aproveita um intervalo no trabalho, na faculdade, no transporte, ou numa fila qualquer da vida. Lembrando que livros digitais cabem no celular ou num leitor de livros, hein?

Participe de um clube do livro

Clubes do livro nada mais são que um grupo de pessoas que leem o mesmo livro e depois se reúnem para conversar sobre ele. Muito legal, não é? Procure no seu bairro, na sua cidade, ou até mesmo na internet, e encontre um clube do livro para fazer parte.

Alguns são até bem específicos, com leituras apenas acadêmicas, ou só de livros policiais, ou só de poemas, por exemplo. Tem de tudo! Mas se mesmo assim você não se sentir atraído por nenhum, monte seu próprio clube do livro. Convide os amigos, os vizinhos e mãos à obra. Um grupo focado em leitura é ótimo para o hábito de ler entrar de vez na sua vida.

Acompanhe blogs sobre livros

Há um universo literário muito vasto na internet. São blogs, sites, perfis no Instagram, página no Facebook, podcasts, tudo com muito conteúdo sobre livros. São resenhas, dicas, entrevistas com autores, e muito mais. Aqui no site mesmo você pode ler minhas resenhas (para não perder nada inscreva-se na newsletter). No meu perfil no Instagram os posts te deixam atualizado sobre tudo que rola por aqui.

Se puder, adquira uma assinatura de livros

As assinaturas de livros são serviços onde você paga um valor, geralmente mensal, e recebe um livro por mês em casa. Mas não é só o livro. Ele costuma vir acompanhado de vários brindes, como marcador de página, ecobags, revistas, e muitos outros produtos personalizados.

Algumas empresas trabalham com um tema diferente por mês e outras convidam alguém de referência, os chamados curadores, para escolher qual o livro será enviado, e o mais legal é que na maioria dessas assinaturas você só descobre o título quando ele chega na sua casa. É incrível! Tenho certeza que a experiência vai deixar você com vontade de ler cada vez mais.

Algumas assinaturas de livros: Turista Literário, Intrínsecos, Tag Livros.

Crie um conta no Skoob

Você já deve ter ouvido falar do Skoob, não é? O Skoob é uma rede social de leitores, onde eles cadastram os livros lidos, os livros que gostariam de ler, e por aí vai. Cada perfil tem a sua própria estante virtual e você ainda pode adicionar ou seguir outros membros. Comentar, curtir e publicar suas resenhas também. E sabe o mais legal? Dentro da plataforma é possível trocar livros. Isso mesmo! Você e outro membro trocam livros pelo correio. Não é demais? O Skoob é um ótimo lugar para se conectar com outros leitores e a sensação de ir marcando os livros lidos é impagável. Este é o meu perfil por lá.

Que tal essas dicas? Aplicando algumas delas você já pode adquirir o hábito da leitura e se tornar o leitor que sempre quis. Tem mais alguma para acrescentar? Deixe aqui nos comentários! Toda colaboração é bem-vinda para a gente tentar mudar esse cenário de leitores no Brasil.

Na Parte 2 eu falo sobre onde encontrar livros gratuitos ou a baixo custo. Inscreva-se no site!

Escritora, jornalista e leitora assídua desde que se conhece por gente. Escreve por achar que a vida na ficção é pra lá de interessante.

5 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Sabryna Rosa