Para Escritores

10 coisas que ajudarão você na sua carreira de escritor

Quem decide investir na carreira de escritor sabe que ela é construída com muito empenho, dedicação e amor pela profissão. Todos os dias buscamos nos aperfeiçoar, mostrar nosso trabalho e acreditar que ele fará a diferença de alguma forma. Pensando nisso, hoje eu trouxe 10 coisas que ajudarão você na sua carreira de escritor. Itens simples que você pode começar a colocar em prática agora mesmo.

1. Saiba descrever o seu projeto em poucas palavras

Descrever o projeto em poucas palavras é dizer objetivamente sobre o que ele se trata. E para isso você precisa estar consciente de onde quer chegar com ele.

“Estou escrevendo uma trilogia com personagens mitológicos”.

“Meu livro é sobre organização financeira na vida universitária”.

“Meu trabalho é criar uma série de cinco livros infantis voltado para crianças especiais”.

Eu, por exemplo, poderia descrever meu projeto atual como um romance onde duas irmãs se desencontram por meio de uma fenda no tempo.

Pode ser que não seja definitivo, que você mude o rumo das coisas no meio caminho, mas o importante é que quando perguntarem você saiba responder claramente do que se trata, e essa clareza é importante para prosseguir e finalizar seu projeto.

2. Encontre um apoiador

Esse é um item difícil, eu sei. Não porque seja difícil ter um apoiador, mas porque esse é um gesto que não depende tanto de nós, certo? É algo que esperamos dos outros, mas não podemos obrigar ninguém a fazer. E como ter um apoiador? Conte para as pessoas o que você está fazendo. Para seus amigos, sua família, seu namorado (a), cônjuge, filhos, encontre no seu círculo uma mão para segurar a sua e te dar uma palavra amiga sempre que você precisar.

3. Tenha um leitor beta

Um leitor beta é um leitor que vai ler a sua história, o seu texto, assim que ele estiver finalizado, mas antes de ser divulgado para o público. Sua função é dar uma opinião, uma crítica externa, e ajudar você a ver possíveis erros no texto.

Um leitor beta geralmente não analisa a gramática, mas a estrutura do texto. A coerência, a congruência, a harmonia das ideias. Ele é responsável por ver coisas que talvez você como autor não tenha visto ou não consiga enxergar por estar em contato constante com o texto.

Qualquer pessoa pode ser um leitor beta, um amigo, alguém da família, mas o ideal é que você encontre alguém do público alvo do seu livro e que tenha certa proximidade com a leitura em geral.

Você também pode encontrar em contato com o Clube dos Betas, uma iniciativa muito bacana de um grupo que se reuniu e oferece esse tipo de serviço gratuitamente.

Leia aqui 4 dicas para ser um escritor melhor

4. Um hobby para chamar de seu

Encontre um ponto de distração na sua rotina. Filmes, esportes, leitura não acadêmica, competições de bola de sabão, crochê. Não importa o que seja a menos que funcione como um descanso para o seu corpo e seu cérebro.

5. Encontre um colega de profissão

Escritor é, teoricamente, uma profissão solitária. É apenas você, o computador ou papel, e suas ideias. Mas quem disse que escritor não pode ter colegas de profissão e até mesmo confraternizações de fim de ano? Se existe mais de um escritor no mundo, eles podem se encontrar e construir uma relação profissional, amigável e muito enriquecedora, certo?

Se ao seu redor não há escritores, procure na internet e se aproxime daqueles que estão na mesma jornada que você.

6. Tenha um mantra

Um mantra é uma palavra ou frase que norteia você para um estado de espírito calmo e próspero. Embora tenha origem no hinduísmo, é possível alargar o conceito para várias religiões ou até mesmo para nenhuma. Basta ser um poema, uma frase, uma palavra, uma definição, um ditado popular, um versículo, qualquer coisa que você mentalize e sirva como ponto de referência e apoio na sua caminhada.

7. Evite distrações

Se escrever é um ofício que você leva a sério, isso deve começar desde o momento em que você senta para escrever. Eu sei que nem sempre é possível organizar aquele cantinho calmo, silencioso e produtivo, mas o que você puder fazer para manter o foco, faça. Desabilite as notificações, puxe o cabo da internet, compre um abafador de ruídos, concentre-se.

8. Seja ativo na prática da escrita

Imagine um atleta de olímpiadas, um maratonista. Ele sabe que tem apenas uma chance a cada quatro anos de estar nessa competição e ganhar uma medalha, mas será que seu treinamento começa apenas um ano, alguns meses antes? Não. Ele treina diariamente, de modo profissional e dedicado. Assim precisa ser o escritor. Ter disposição para praticar todos os dias, ou sempre que puder, independentemente do tempo. Quinze minutos por dia é melhor do que nada. Um dia na semana é melhor que a semana inteira sem produzir. Uma linha e você já está mais longe do que estava antes de começar a escrevê-la. Escreva.

9. Compartilhe seu trabalho

Não tenha medo dos feedbacks. Se você quer construir o seu público, compartilhe seu trabalho. Tenha uma plataforma de autor, seja uma página do Facebook, um blog, ou um perfil no Medium, mas tenha um espaço para publicar seus textos, seus contos ou seus poemas. E envie para os amigos, compartilhe nas redes sociais, prepare o terreno para quando sair aquele seu trabalho que você está preparando com tanto carinho.

Pense que ao ir alimentando seu público aos poucos, ele estará familiarizado com a sua escrita quando você publicar aquele lançamento tão aguardado.

Baixe gratuitamente meu livro Cafés Amargos

10. Faça parte de uma comunidade de escritores

Esse item é muito parecido com o item 5, mas aqui você vai além de um simples colega de profissão porque você se insere em uma comunidade diversificada, criativa, empenhada, e aprende muito com ela! Vai por mim, uma das melhores coisas que um escritor pode fazer é participar de um grupo onde as pessoas discutem ideias, dão dicas, sugerem soluções, compartilham erros e acertos e contribuem para o crescimento uns dos outros.

Essas são 10 coisas que ajudarão você na sua carreira de escritor. Quais desses itens já fazem parte da sua rotina? E o que você poderia acrescentar? Comente nesse post contando as práticas que você mantém e que são fundamentais para o seu crescimento como escritor.

2 thoughts on “10 coisas que ajudarão você na sua carreira de escritor”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.