Para Escritores

4 dicas para ser um escritor melhor

Muitas são as técnicas para tornar a nossa escrita mais fluida, mais clara, mais atrativa, e mais organizada. Mas será que é apenas disso que o escritor precisa para se reconhecer como escritor? Nesse post há quatro dicas para você ser um escritor melhor e trabalhar o lado mais humano da escrita

1. Tenha disciplina

Okay, eu sei que esse é um velho conselho, mas funciona! A disciplina é a chave para executar desafios, porque é através dela que cumprimos nossas metas e metas são passos para atingir objetivos. Por isso, comece definindo uma meta de escrita. Pretende escrever todos os dias? Estabeleça um número de palavras. Quer finalizar aquele projeto guardado na gaveta? Organize suas ideias e monte um passo a passo. O importante é começar a trilhar um caminho, assim fica mais fácil ver por onde você está indo.

E por falar em desafio, desafio e recompensa formam uma ótima dupla! Pense em algo que tire você da zona de conforto e dê um prêmio a si mesmo quando conseguir. Se você não está acostumado a escrever poesias, por exemplo, que tal arriscar algumas estrofes?

2. Não se compare

Isto é um erro! Busque se inspirar em outros escritores que você admira, mas jamais compare a sua produtividade, seu talento ou suas conquistas. Cada um tem a sua jornada, e em vez de medir o seu avanço pelos outros, meça por você mesmo! Veja de onde já veio e como se aperfeiçoou. Tudo foi para o seu crescimento.

3. Busque inspirações

Siga seus escritores favoritos nas redes sociais, acompanhe seus blogs ou sites, ouça suas dicas e aprenda coisas novas com aquela pessoa que te desperta ainda mais para escrita. Também leia seus livros preferidos e outros novos também. Desbrave gêneros desconhecidos, narrativas interessantes, pontos de vista diferentes. Encontre sua voz.

4. Faça parte de uma comunidade de escritores

Nada mais aconchegante e produtivo que estar junto de pessoas que entendem você, não é? Procure por grupos de escrita no Facebook, no Telegram, ou no WhatsApp. É uma ótima oportunidade para trocar conhecimento, pedir e dar feedbacks, e também fazer amigos!

E acima de todas essas dicas, tenha confiança! Acredite em você e nas suas capacidades e logo isso renderá frutos para você ser um escritor melhor. Boa escrita!

3 thoughts on “4 dicas para ser um escritor melhor”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.