Para Escritores

3 dicas para escrever bons personagens YA

Spread the love

Você certamente conhece livros como Harry Potter, Crepúsculo e A Culpa das Estrelas, certo? Esses são exemplos famosos da chamada literatura YA.

YA quer dizer Young Adults, ou jovens adultos, e se refere a pessoas entre 14 e 18 anos. Livros são classificados como YA quando seus personagens principais estão nessa faixa etária e lidam com problemas típicos dessa fase: bullying, sexualidade, vida escolar, drogas, conflitos de personalidade, etc. Seu público mais ativo são os adolescentes, mas isso não é uma regra absoluta. Parte do sucesso desses livros deve-se ao fato de que pessoas de todas as idades estão lendo e falando sobre eles.

Se você está enveredando por esse caminho e quer construir uma história juvenil cativante, confira essas 3 dicas para escrever bons personagens YA:

1. Leia bastante literatura YA

Como todo bom escritor, eu suponho que você seja um excelente leitor. Onde mais encontrar referências senão nos próprios livros? Acompanhe os últimos lançamentos desse gênero, fique atento aos sucessos, aos best-sellers, siga páginas de editoras voltadas para o público YA, veja o que elas estão publicando e mãos aos livros!

Observe como são construídos os personagens, que tipo de conflitos eles enfrentam, quais são seus contextos e em que universo eles estão inseridos. Faça uma imersão nesse tipo de literatura e extraia o melhor que puder sobre ela e aplique na sua escrita.

Leia também 4 dicas para ser um escritor melhor

2. Pesquise com quem entende

Se você quer atingir o público jovem você deve ir até ele e entender o seu mundo. Converse com adolescentes, leia revistas de adolescentes, saiba sobre o que eles estão conversando, do que eles gostam, do que eles não gostam, onde eles vão, o que eles buscam em suas vidas pessoais, quais seus problemas e dificuldades. Enfim, aproxime-se.

Isso vai dar a você um bom panorama e uma ótima base para construir seus personagens com verossimilhança.

3. Preencha o personagem

Vamos considerar essas dicas como passos, e se você seguiu os anteriores quer dizer que não está mais tão cru sobre o universo juvenil. Assim, utilize sua pesquisa para preencher o personagem na sua personalidade e no envolvimento com o enredo.

Quais serão os desafios que ele enfrentará na história? Qual o objetivo? Onde ele quer chegar e quais problemas encontrará no caminho? Por que ele quer/precisa chegar lá? A motivação é salvar alguém? É conquistar algo? É impedir algo? Veja o exemplo da Bella que precisa escolher entre uma vida comum ou a vida ao lado de um vampiro, cheia de perigos. Ou do próprio Edward, que não sabe se se entrega ao seu amor ou desiste dele para protegê-la.

Estruture a sua história de modo que o adolescente, por essa condição, não encare apenas situações comuns ou pouco instigantes. Dê um pouco de emoção a ele.

O que acharam das dicas? Se você escreve literatura YA, como cria seus personagens? Conte pra gente nos comentários e compartilhe esse post com outros escritores.

Clique aqui para conhecer meus livros

4 thoughts on “3 dicas para escrever bons personagens YA”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.