Escritor, o que você já sabe sobre seu ofício, sua profissão, sua carreira? E o que você sabe sobre si mesmo? Faço essas perguntas porque não é fácil investir em um trabalho onde às vezes só você acredita e confia que vai dar certo. Sobre um universo sobre o qual você se debruça todos os dias – ou sempre que pode – e a recompensa parece não vir nunca.
Você olha para os lados e se pergunta onde está o sucesso, o reconhecimento, a legião de leitores, os prêmios, os convites para palestras e tudo mais. Nem sempre a gente consegue entender ou se sente motivado a continuar. Eu entendo. Por isso esse texto existe.
Esse é um texto de parceria. De escritor para escritor. De marinheiros no mesmo barco.
Faça com amor
Seja um bolo de cenoura ou um livro, tudo que é feito com amor sai melhor. Eu presumo que cada toque de alegria que você coloca na sua escrita é sentido pelo seu leitor de alguma forma. Na verdade, se você decidiu ser escritor eu acredito que seja por amor. Já conheci advogados, médicos, professores e jornalistas à força; escritores nunca. Se você está aqui é porque ama o que faz, então apenas prossiga com esse sentimento.
Leia também Escritor é profissão?
Seja saudável
O que tem a ver escrita com corpo saudável? Tudo! Não pense que a profissão o exime de manter a forma, seja na mente ou no físico. Lembre-se: é um conjunto. Se seu corpo está bem, sua mente está bem, se sua mente está bem, sua escrita flui melhor. Não menospreze o poder de uma alimentação saudável e de exercícios regulares (esse é um puxão de orelha em mim mesma!). Não precisa seguir a Gracyanne Barbosa no Instagram, apenas coma frutas, legumes, evite frituras, caminhe 40 minutos por dia e beba bastante água. Vai funcionar.
Seja paciente
A paciência é uma virtude, disso você já sabe. Mas a paciência aqui se aplica para que você saiba que os resultados do seu trabalho virão, mais cedo ou mais tarde. E com isso não estou prometendo o primeiro lugar na lista dos best-sellers, mas dizendo que a constância na sua escrita o farão um escritor melhor a cada dia, e tomando decisões corretas em sua carreira você encontrará os seus leitores, e quando isso acontecer você estará pronto para surpreendê-los.
Não espere lançar o primeiro livro no Wattpad e já receber a ligação de uma editora, mas espere construir uma base sólida e fiel de leitores que estará sempre pronto para ler o que quer que você publique.
Acredite no seu futuro
Até pouco tempo atrás eu tinha uma reação muito automática a tudo que a vida me propunha. Ao me deparar com determinada possibilidade eu ia certeira nas palavras: isso não é para mim. Fosse uma viagem incrível ou uma carreira brilhante, eu afirmava sem dúvidas: nunca vou conseguir isso. E, de fato, ainda não fiz uma viagem memorável e nem tenho uma carreira promissora, mas hoje eu olho e me pergunto: o que eu preciso fazer para chegar lá?
Você pode transformar a impossibilidade em uma questão prática, e para isso não precisa ignorar as dificuldades, mas sim moldar o seu pensamento para encontrar soluções. Olhe para frente, onde você quer estar no futuro? O que precisa fazer para chegar lá? Dê respostas concretas, porque a fada madrinha não vai aparecer nem para você e nem para mim. Mas você pode. Ânimo!
Melhore sempre
Nós não sabemos de tudo e nem vamos saber, mas o que der para a gente aprender a gente vai aprendendo. Explore livros de escrita criativa, faça cursos, ouça palestras, participe de sorteios que dão ingresso para eventos, pague seus próprios ingressos, participe de eventos gratuitos, vá a feiras, escute o que os mais experientes têm a dizer e coloque em prática aquilo que se mais se adequa ao seu plano.
Em que ponto da sua vida de escritor você está agora? E sobre o passado, o que já aprendeu e pode deixar como lição para outros escritores? Comente aqui embaixo.
5 Comments
Pingback:
Pingback:
Pingback:
Renato Moreira
Comecei a escrever romances (livros e contos curtos) recentemente, como uma maneira de “sobreviver” mentalmente, depois da aposentadoria. Fui Professor Universitário (área da Saúde), durante 55 anos, sempre usando o cérebro. Se parar, é morte certa!
Tenho publicado na Editora Autografia.
1. João Caetano. Memórias de um Abolicionista
Livro, Romance Histórico. Rio de Janeiro, 2020, 204 pp.
2. Meu Amor Adolescente, in Relatos da Quarentena, contos e poesias durante a pandemia, pg 199-203, conto como parte da coletânea. Rio de Janeiro 2020.
Gostaria muito de receber sugestões e críticas!
Pingback: