Para Escritores

Como se destacar como autor independente

Spread the love

A maioria dos escritores – não digo todos porque não posso afirmar por tamanha totalidade – sonha em ser publicado por uma editora tradicional, com noite de autógrafos, entrevista na TV e seus livros nas vitrines da livraria. É a meta de vida, o topo da montanha, o alvo central no jogo de dardos. Mas quando entramos nesse barco descobrimos que às vezes essa é a parte mais difícil do processo. “Escrever um livro é muito difícil, não é?”. Experimente ser aceito por uma editora, você responde, com aquele sorrisinho amarelo. Se pelo menos respondessem nossos e-mails!

Infelizmente, é a realidade.

Não vamos entrar no mérito econômico de publicar ou não autores em início de carreira ou desconhecidos do grande público, esse não é o ponto do texto. O ponto desse texto é que a autopublicação apareceu como uma alternativa para os escritores e hoje vamos conversar sobre como se destacar como autor independente.

Leia esse post até o final e confira algumas ações que podem ajudar na sua estratégia.

Tenha um plano

Por um plano eu quero dizer que seu trabalho não acaba quando você digita ou escreve o ponto final do seu livro. Na verdade, a coisa toda acabou de começar. Pesquise sobre as opções de autopublicação: ebook, livro impresso sob demanda, livro físico com poucas cópias, com muitas cópias, o que você pretende? Seja realista. Tenha em mente que vender mil livros não é tão fácil quanto vender mil canetas no dia do Enem.

Se pretende pagar pela publicação, analise seu orçamento e pesquise bastante. Converse com outros autores, peça indicações, conselhos, tudo que possa clarear ao máximo seu caminho.

Depois disso, pense em como será a distribuição. Pretende fazer um evento de lançamento, vender de porta em porta, enviar para blogueiros literários? Coloque no seu plano. Se seu produto é digital, como divulgar? Uma página no Facebook, um perfil no Instagram, um anúncio, um outdoor? Faça uma análise cruzando as opções com o seu público alvo, veja se ele acessa o canal que você pensa em usar.

Conheça meus livros

Qualidade

Precisamos urgentemente desmistificar essa ideia de que autor independente é autor ruim que não foi aceito por uma editora. Isso não é necessariamente verdade porque a editora sequer nos respondeu, certo? O autor independente é um autor que trabalha por conta própria, é um indivíduo que confia em si mesmo e bota a cara no sol.

Precisamos acreditar no nosso trabalho, mas também precisamos ser bons. A qualidade do texto é imprescindível, é por aí que o leitor vai descobrir livros incríveis e você conseguirá se destacar. Eu vejo uma quantidade desanimadora de livros escritos de qualquer jeito, como um bolo decorado com preguiça e que mesmo assim foi pra vitrine.

Por isso, estude, estude, estude e pratique sempre. A escrita pode melhorar todos os dias e sempre podemos nos aperfeiçoar. Sobre aspectos estilísticos do texto, se você pode pagar um revisor, um leitor crítico, um capista, um diagramador, faça isso, vai acrescentar um valor inestimável ao seu livro. Se não pode, tente deixar o seu trabalho o mais profissional possível com as ferramentas que tem disponível.

Para revisão, estude gramática. Para leitura crítica, encontre um amigo que faça pelo menos uma leitura beta e dê uma opinião “de fora”. Para a capa, use softwares e bancos de imagens gratuitos (foi o que eu fiz com o meu conto Exposição de Luxo). Para a diagramação, pesquise no Google pelo menos o básico. Tudo isso eu apliquei na última publicação porque não poderia simplesmente terminar o arquivo no Word e vender. Não faça isso, dê valor ao seu trabalho e transmita esse valor ao leitor. Ele vai perceber que você teve zelo e dedicação com aquele livro.  

Tenha uma plataforma

Meu caro escritor, não adianta ser carrancudo com a internet e dizer que não precisa dela na estratégia de divulgação dos seus livros. Não é bem assim. A internet é o primeiro lugar onde você precisa estar se quiser mostrar o seu livro, e não é em qualquer banquinho que você vai sentar, é na mesa certa, ao lado dos seus leitores.

Você precisa estar presente em alguma plataforma para criar a sua audiência. Você precisa de um site, um blog, um perfil no Instagram, uma página no Facebook, algum lugar onde você possa se apresentar e dizer “Olá, eu sou Fulano e escrevo livros”. Sabe o melhor de tudo? É gratuito! Você não paga nada e nesses espaços pode falar não só sobre seus livros, como envolver seu público através do compartilhamento de suas próprias leituras, do seu dia a dia, do seu processo de escrita, da sua história, enfim, de tudo que possa gerar uma aproximação.

Conheça seu leitor

Esse tópico é muito, muito importante. É conhecendo o seu leitor que você vai saber como chegar até ele. O que isso significa? Que você deve saber quais são seus interesses, onde ele está, o que consome, quais redes sociais ele usa, ou sobre que assuntos ele conversa. Isso vai ajudar você a definir desde o tom que você usará na sua linguagem de comunicação até o atendimento das expectativas do seu público.

Aprenda um pouco de Marketing

Tudo que eu sei sobre Marketing (não é muito) eu aprendi digitando no Google. Há alguns cursos no mercado que ensinam marketing específico para escritores, mas também há muito conteúdo gratuito sobre marketing geral que você pode aproveitar e aplicar na sua estratégia. Eu recomendo o Rock Content, por exemplo, que tem uma série de publicações, ebooks e até cursos gratuitos sobre Gestão de Mídias Sociais que pode ser uma mão na roda para você.

Como eu antecipei, finalizar um livro é só o começo do processo de como se destacar como autor independente. Vejam como quase tudo envolve estudo, o que significa que você não deve se acomodar com aquilo que já sabe, mas buscar o aperfeiçoamento não só da escrita em si como da sua profissão, do modo como se porta diante dos seus leitores.

Você sabe, um corretor de imóveis não vai atender um cliente vestido de pijama e sem escovar os dentes, e nem um advogado vai ao escritório sem estar com a leitura de seus processos em dia. Por que nós iríamos entregar qualquer coisa, de qualquer jeito, para nosso público? Por mais que escrever não seja sua profissão principal, leve o ofício a sério e faça escolhas inteligentes. Não há jeito mais eficaz de se destacar.

6 thoughts on “Como se destacar como autor independente”

  1. Bom dia. Boas dicas, Sabrina.

    Eu sou autor de uma série de ficção científica voltada, principalmente, para leitores adolescentes e adultos jovens. Acabei de escrever o quinto volume da série e já iniciei o processo para publicá-lo na Amazon e na Kobo.
    O caso é que eu já investi uma quantia considerável na divulgação do meu trabalho, mas não obtive retorno algum. Até capa de uma revista literária online eu fui, mas, mesmo assim, não deu em nada.
    Como você falou, tem um monte de gente que escreve qualquer coisa e publica gratuitamente nas editoras virtuais. Isto está acarretando um fenômeno chamado “Pulverização”, que torna difícil aos leitores separar o joio do trigo. O chato é que essas pessoas todas disponibilizam seus e-books gratuitamente, achando que com isso vão se tornar muito conhecidas e chegar ao top do ranking. Mas eu acho que elas estão mesmo é prejudicando a si e aos outros com essa estratégia. Eu valorizo o meu trabalho e, por isso mesmo, não abro mão de cobrar por ele, ainda que seja um valor irrisório. Até porque, eu paguei pelos serviços de profissionais para publicar e divulgar meus e-books, pois também valorizo o trabalho alheio. Mas, para mim, o fato de centenas, senão milhares, de pseudo autores estarem colocando seus e-books gratuitos, principalmente na Amazon, está transformando o que antes eram leitores assíduos, em simples “acumuladores”.
    Tudo de bom, e parabéns pelo texto!

    1. Olá, José! Eu compreendo totalmente o seu ponto de vista e também concordo que a autopublicação gratuita e livre abriu espaço tanto para os bons quanto para os maus escritores, por mais subjetivo que esse conceito possa ser. E, de fato, desestimula muito quem se esforça para fazer um bom trabalho e investe na divulgação, na estética, etc. Porém, acho que a estratégia de ebooks gratuitos é tuma maneira válida de se apresentar aos leitores, porque estes, na maior parte das vezes prefere investir na compra de um escritor conhecido do que em um desconhecido ou em início de carreira. É justo cobrar pelo trabalho, com certeza, por isso a divulgação de livros gratuitos pode não ser um livro em si, completo como os outros, mas pode ser um capítulo, um conto, um trabalho antigo, cujo ciclo de lançamento já passou, e por aí vai.

      Obrigada pelo seu comentário e desejo sorte na sua carreira! Até breve

  2. Olá, gostei bastante das dicas.
    Eu até estava pensando em desistir de escrever… Muitas vezes por não conseguir leitores, por não ter visibilidade e isso é bastante exaustivo. Porém, vou aderir essas dicas.
    Tenho uma trilogia de suspense, publiquei pelo clube de autores e na Amazon. Eu mesma faço minhas capas e também a diagramação. Comecei outro livro recentemente.
    O seu conteúdo vai me ajudar bastante para continuar prosseguindo. Valeu!

    1. Poxa, não desista! Eu sei que é difícil e eu me sinto desanimada muitas vezes também, principalmente porque é trabalhoso cuidar de todo o processo e demorar a receber o feedback, não ver o número de leitores crescer, etc. Mas eu tento levar um dia de cada vez e tentar me dedicar num nível que não gere frustração. Porque, afinal, é o nosso trabalho, e ele precisa ser prazeroso acima de tudo. Se acha que precisa de um tempo, se dê esse tempo, se quer tentar mais um pouco, tente! Espero que as dicas ajudem, de verdade <3 Obrigada por sua visita

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.