Para Escritores

5 características de um bom conto

Spread the love

O conto é uma narrativa mais curta que se concentra, geralmente, em torno de um evento e de poucos personagens envolvidos. Costuma ser a porta de entrada para escritores de ficção e é uma ótima maneira de praticar enredos, uma vez que o ciclo da narrativa se encerra em poucas linhas e não é necessário se aprofundar além do necessário. É um texto que vai direto ao ponto e por isso se torna atraente para tantos leitores. Veja 5 características de um bom conto.

1. Chama atenção nas primeiras linhas

Por natureza, o conto é objetivo. Isso não significa ser superficial, mas ter ciência que o leitor espera saber logo “qual é a do texto”. Não perca muito tempo enrolando ou dando descrições desnecessárias.

Leia o início do conto A Cartomante, de Machado de Assis.

“HAMLET observa a Horácio que há mais causas no céu e na terra do que sonha a nossa filosofia. Era a mesma explicação que dava a bela Rita ao moço Camilo, numa sexta-feira de novembro de 1869, quando este ria dela, por ter ido na véspera consultar uma cartomante; a diferença é que o fazia por outras palavras”.

Conheça o Ebook Caderno de Exercícios Cena


Veja quanta coisa o autor já contou em duas frases. Em poucas palavras o leitor já sabe que uma moça chamada Rita foi à cartomante e alguém está rindo dela por causa disso, provavelmente por ceticismo à atividade.

2. Desperta a curiosidade do leitor

Ora, se o conto já me introduz de prontidão na história, é esperado que eu siga a leitura para saber o desenvolvimento da narrativa. Mas como o escritor pode prender a atenção do leitor a este ponto?

Eu, pessoalmente, gosto de começar logo a trabalhar o conflito ou preparar o terreno de forma clara, para que o leitor sinta que algo vem aí e é bom ele continuar lendo.

Leia também Como conectar a história ao leitor

3. Prioriza a ação

Como eu disse, evite trechos desnecessários e detalhes que podem ser suprimidos. Parta para a ação e faça as coisas se movimentarem. Bons contos nos dão a sensação de que estamos vendo a cena ao vivo em vez de sentados ouvindo alguém contá-la.

4. Mostra mais do que conta

Isso é possível diminuindo a quantidade de objetivos e ilustrando as cenas com mais vigor. Observe mais um parágrafo de A Cartomante, com alguns trechos destacados.

“Camilo quis sinceramente fugir, mas já não pôde. Rita, como uma serpente, foi-se acercando dele, envolveu-o todo, fez-lhe estalar os ossos num espasmo, e pingou-lhe o veneno na boca. Ele ficou atordoado e subjugado. Vexame, sustos, remorsos, desejos, tudo sentiu de mistura; mas a batalha foi curta e a vitória delirante. Adeus, escrúpulos! Não tardou que o sapato se acomodasse ao pé, e aí foram ambos, estrada fora, braços dados, pisando folgadamente por cima de ervas e pedregulhos, sem padecer nada mais que algumas saudades, quando estavam ausentes um do outro. A confiança e estima de Vilela continuavam a ser as mesmas”.

São trechos que deixam o texto mais vivo e dinâmico.

Conheça meus livros

5. É conciso

Conciso: reduzido ao essencial; em poucas palavras (diz-se de escritos, ideias, discurso etc.); preciso, sucinto, resumido.

O ideal é que tenha poucos personagens e que deles não seja mostrado, e contado, além do essencial para se entender e absorver a narrativa. Não há tempo para analisar seus traumas de infância ou dificuldades da adolescência. Um breve resumo, se necessário, dá conta. A psicologia mais profunda fica um pouco de lado e dá foco ao que o personagem está fazendo ou precisa fazer no esqueleto da história.

Olhando as 5 características de um bom conto você pode perceber que leitores dessa espécie de literatura buscam ação e desfecho rápido, não necessariamente feliz ou previsível, mas um fim satisfatório, como se o escritor fosse o condutor de um trem que pega o leitor em uma estação e sabe que logo ele vai descer. O espaço da viagem é o tempo que ele tem para contar uma boa história.

Gostou desse conteúdo? Faça parte da minha lista de e-mails e não perca nenhuma novidade

indicates required
Que tipo de conteúdo mais interessa você?

2 thoughts on “5 características de um bom conto”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.