Na primeira parte desse artigo eu falei sobre as plataformas de texto que uso para divulgar meu trabalho e conversar com outros leitores e escritores. Também expliquei a importância de usar esse espaço como um cartão de visitas virtual. Se você ainda não leu, clique aqui.
Agora eu venho mostrar como uso as redes sociais para criar uma audiência e atrair possíveis leitores. O que eu publico em cada perfil tem como objetivo aproximar o meu público e me conectar com outros escritores também. Em suma, tenho tentado me inserir nas comunidades de leituras e de escrita.
Por que acho isso importante?
Dividindo espaços com outros leitores eu posso dialogar sobre algo que gosto muito ao mesmo tempo em que observo o que eles esperam de determinados livros – principalmente o gênero que escrevo – e isso melhora a minha perspectiva sobre o meu próprio público. Ou seja, uno o útil ao agradável. Quanto às comunidades de escrita, compartilhar o que tenho aprendido e aprender com outros escritores nada mais é do que fertilizar meu terreno como profissional. Estar ao lado de quem vive a mesma realidade que a sua é benéfico e agrega não só conhecimento como ânimo à sua jornada.
Antes de citar as redes sociais que uso, meu conselho é que você teste cada uma delas e analise os resultados. Nem sempre será necessário estar presente em todas, e nem toda publicação funciona da mesma forma em todos os lugares. Observe onde seu público está e que tipo de conteúdo ele consome ali dentro.
Minha página do Facebook serve para o compartilhamento de links do blog, é lá que meus seguidores podem ficar atualizados sobre tudo que é postado aqui. É um espaço para fazer os artigos do site circularem. Além disso, participo de muito grupos de leitores e escritores, e divulgo as minhas postagens por lá também. O mesmo post é divulgado pelo menos três vezes, uma a cada semana, e em horários diferentes, tanto na página quanto nos grupos. Não de maneira insistente ou como spam, mas com uma chamada atrativa que oferece um conteúdo relevante para quem está lendo. Atualmente, a maior fonte de acessos do meu blog vem do Facebook.
O Instagram é uma rede que pede mais foto do que texto, mas não significa que não possa ser usada para um conteúdo escrito. No meu perfil posto resenhas resumidas, TAG’s literárias, Diário de Leitura, quotes e um pouco da minha rotina de escrita. Uso o Feed e os Stories tentando explorar ao máximo os recursos da plataforma. Busco interagir com outros usuários e engajá-los de alguma forma, e uso muitas hashtags também. Hoje, a maioria dos meus seguidores encontra meu perfil através delas.
No Pinterest é possível criar uma conta business e integrá-la ao site, o que aumenta o potencial do seu perfil. Considero essa é umas das redes sociais mais incríveis atualmente. Lá eu salvo Pins dos meus artigos aqui do site e Pins de outros usuários sobre fotografia, home office, escrita, dicas para o Instagram e estudos. Para mim é uma fonte sensacional de inspiração, mas também funciona bem para fazer o conteúdo circular.
Meu Twitter é recente e ainda estou aprendendo a usá-lo da forma mais produtiva para mim. Basicamente, uso para comentar coisas do dia a dia, divulgar links do meu site, acompanhar outros criadores de conteúdo e notícias sobre a área editorial. E memes também, claro rs. O Twitter talvez seja a rede social mais dinâmica, no sentido de que muito conteúdo é postado em pouco tempo, o que faz com que a sua publicação se “perca” muito rápido no meio das outras. Por outro lado, é onde a informação chega primeiro, e podemos usar isso a nosso favor.
Youtube
Atualmente, meu Youtube contém apenas dois booktrailers, um do meu primeiro romance, Cafés Amargos, e o outro do meu conto Exposição de Luxo. No futuro pretendo criar conteúdo sobre leitura e escrita criativa porque acredito no grande potencial que a plataforma tem para autores de maneira geral. Por isso, investir no Youtube demanda compromisso e dedicação, através de um planejamento de conteúdo eficiente, relevante e de qualidade.
O Linkedin é uma rede social voltada para o profissional, por isso nem todo tipo de conteúdo é interessante ser postado por lá. Eu priorizo publicações sobre leitura e escrita, deixado de lado as resenhas. Uso o recurso de criar artigos dentro do próprio site e nas divulgações seguintes uso links atraindo o leitor para o meu blog. Atualizo meu perfil com meus livros já publicados e cursos que tenho feito na minha área de Comunicação.
Bom, nesse artigo eu contei um pouquinho de como tenho as redes sociais na construção da minha marca na internet, o que considero um passo importante para conquistar leitores e formar minha audiência. Como citei anteriormente, é fundamental estar em pelo menos uma rede social – certamente o seu público vai procurar você em algum lugar -, mas não é obrigatório estar em todas. Veja o que funciona para você e invista nisso.