O sonho do primeiro livro pode parecer menos assustador se você dividir essa jornada em etapas e pensar em cada etapa por vez. Primeiro, a ideia, depois, a escrita, em seguida a revisão e, por fim, a publicação. Parece mais simples olhando assim, não? Para esmiuçar ainda mais,s, neste artigo você verá 5 dicas para escrever seu primeiro livro.
1. Tempestade de ideias
Dificilmente, a história irá cair pronta no seu colo. O mais comum é que ela surja como uma ideia, às vezes nebulosa, ou, com sorte, bastante específica, mas um livro não se faz só uma com uma ideia em abstrato, ele se desenvolve a partir do desdobramento dessa ideia.
Para isso, você precisará saber o que vai acontecer, com quem vai acontecer, em que tempo e quais as suas consequências, pelo menos para começar a estruturar o esqueleto da sua narrativa.
Não tenha medo de se abrir às possibilidades. Você pode anotar tudo que vier à cabeça e deixar sua criatividade fluir. Quanto mais ideias aparecerem, outras mais surgirão, e, no fim, caberá a você selecionar o que cabe e não cabe no seu livro.
2. Pesquisa
É mais seguro e confortável que no primeiro livro você escreva sobre um assunto que lhe interessa. Jogos digitais? História? Cultura de um determinado país? Partir de um tema conhecido lhe dará a familiaridade que você precisa para destravar, o que não significa que seu livro não precisará de uma pesquisa, ainda que não seja tão aprofundada, mas que fará diferença, pois um bom livro também é bem construído nos detalhes.
Se, por exemplo, você trabalhará uma narrativa que acontece há vinte, cinquenta, cem anos, pesquise não apenas sobre a tecnologia ou roupas da época, mas como era a cidade, se já existia determinada rua ou prédio, como as pessoas falavam, quais eram as gírias, os filmes e músicas do momento. Esses elementos aparentemente inservíveis servirão para evitar furos ou inverossimilhança.
Leia também 3 dicas para escrever bons personagens YA
3. Bloqueio
Alguns dias serão fantásticos, outros nem tanto. Não é raro o escritor passar por momentos em que não saberá como concatenar um evento ao outro, como inserir ou retirar algum personagem, ou até mesmo julgar a qualidade do seu texto como bom ou ruim. Em fases assim, não se desespere e apenas continue a escrever, do jeito que conseguir. A primeira etapa da escrita é apenas você contando a história a si mesmo, como diria Hemingway. Não se cobre tanto em um primeiro momento.
4. Simplicidade
Menos é mais. Procure enriquecer o seu vocabulário e investir em boas construções frasais e ritmo de texto, sem pensar que isso significa rebuscar sua escrita e deixá-la beirando o arcaísmo. Não use uma palavra difícil se uma simples é suficiente.
5. Paciência
Seu livro não ficará pronto na primeira versão. Só Deus e você sabem quantas reescritas e novas versões serão necessárias até ele ficar adequado para ser publicado. Isso levará tempo e requisitará paciência e perseverança. Muito provavelmente você lerá seu texto dezenas de vezes até que ele esteja no tom, na medida e no volume certo.
Atenção! Busque um bom nível de qualidade, mas não fique refém do perfeccionismo. Dê um tempo entre as releituras ou peça ajuda a um bom crítico para que você possa se distanciar do texto e ver o que não tem sido visto. Ajustes, cortes ou acréscimos serão necessários, mas não tenha medo, ficará bom!
Essas foram as 5 dicas para escrever seu primeiro livro, e lembre-se que quanto mais o tempo passa e mais você pratica e se aperfeiçoa, melhor ficarão os seus textos. Não desista e recomece sempre que necessário.