fbpx
Para Escritores

5 motivos para você usar o Medium

Spread the love

Eu sou fã de carteirinha do Medium pela sua praticidade e facilidade em criar conteúdo. Embora eu acredite que ter uma página com domínio próprio contribua para sua autoridade na internet, esse não é o caminho mais urgente para se tomar no início de uma identidade virtual. Há inúmeras opções gratuitas e hoje eu vou trago 5 motivos para você usar o Medium como plataforma pessoal.

1. É um recurso gratuito

Como praticamente tudo na internet, o Medium possui sua versão paga e a gratuita. O que muda? Na versão paga você lê conteúdos Premium e na gratuita você tem acesso limitado a eles. Na sua produção de conteúdo não muda substancialmente nada. Você pode se cadastrar hoje mesmo e começar a postar seus textos de maneira cem por cento liberada.

2. A distribuição de conteúdo é ótima

O Medium é uma espécie de rede social de blogs. As postagens circulam dentro da plataforma e rankeiam muito bem fora dela, como no Google. Claro que usar as estratégias de SEO e fazer sua própria divulgação fora do Medium ajuda muito, mas, no geral, eu acho que o conteúdo circula muito melhor por lá do que no WordPress, por exemplo.

Participe do canal do Telegram Escritores do Presente e receba conteúdos exclusivos

Eu recebo centenas de acesso todos os dias, de artigos publicados há mais de dois anos, inclusive, sem fazer absolutamente nada para isso.

3. Layout padronizado

Uma das coisas mais fantásticas no Medium é não precisar investir muito tempo no design, pois ele é, em regra, padronizado. Há alguns meses uma atualização no sistema deu aos usuários a possibilidade de mudar alguns elementos, como fontes, cores, posição das fotos, etc. Mas se isso não faz diferença para você basta usar o layout padrão que por si só ele já é bem limpo e bonito.

4. Interação com os usuários

Funcionando como rede social, dentro do Medium é possível seguir e ser seguido por outros usuários. Na sua tela inicial aparecem artigos das pessoas que você segue e de assuntos do seu interesse (você seleciona isso ao se cadastrar e pode editar sempre que quiser nas Configurações). Você pode comentar, aplaudir (curtir) publicações e responder comentários feitos nos seus artigos.

Baixe gratuitamente o Guia Prático para Criação de Personagens

E o mais legal é que esse sistema não impede que leitores de fora do Medium acessem as suas postagens, ou seja, você pode divulgar onde quiser e todo mundo pode ler, mesmo não sendo usuário da plataforma.

5. Conteúdo de qualidade disponível

O Medium é, em essência, uma plataforma feita por escritores para escritores. Por isso o conteúdo publicado lá costuma ser de muita qualidade.

São artigos sobre os mais variados temas, assuntos e editorias. É certo que a maior parte deles está privado para membros, ou em inglês, mas nada que um tradutor online não dê uma mãozinha. Além de ter bastante conteúdo nacional incrível também. Por isso capriche nas suas publicações, use os recursos de imagem, links, vídeos, e ofereça ao seu público um conteúdo de qualidade à altura.

O que postar no meu perfil do Medium?

Todo tipo de conteúdo que você considerar mais extenso ou aprofundado para postar em plataforma como Instagram por exemplo.

Leia também 7 dicas de marketing para escritores

Você pode publicar contos, crônicas ou até mesmo poemas. Pode fazer um texto mais pessoal contando alguma experiência, dando alguma opinião ou comentando um fato público.

Pessoalmente, eu gosto muito de publicar resenhas, dicas de escrita e textos mais íntimos ou “poéticos”. Acho que casa bem com a vibe do Medium.

Medium ou Site Pessoal?

Como eu disse, ter um site ou blog com domínio próprio dá a você uma “propriedade online”, um lugar para funcionar como um cartão de visitas e deixar registrado informações importantes sobre você e seus livros.

Se você pode investir em um site próprio, faça, mas se não pode ou quer começar conhecendo o terreno online, crie uma conta no Medium e comece por lá. Nada impede que você tenha ambos, o que é meu caso, e trace uma estratégia de distribuição de conteúdo nas duas plataformas.

É verdade que o Medium paga para produzir conteúdo?

Sim, é, mas esse sistema ainda não funciona no Brasil (inclusive já passou da hora hein).

Cada vez que você se deparar com uma estrelinha ao lado do título de um artigo significa que aquele é um conteúdo Premium. Cada usuário tem acesso a três leituras Premium por mês sem custos, acima disso apenas fazendo a assinatura (em dólares).

Conheça meus livros

Quando um autor publica seu conteúdo ele pode marcar a opção de incluí-lo entre as publicações exclusivas para membros e a cada leitura ele ganha um percentual em dinheiro (o dinheiro das assinaturas). Ou seja, como leitor você paga para ler, se desejar, e como escritor você recebe por ser lido. Mas a segunda parte desse sistema só está disponível para alguns países.

O que você acha do Medium como plataforma pessoal de publicação? Que tal experimentar?

Gostou desse conteúdo? Faça parte da minha lista de e-mails e não perca nenhuma novidade

indicates required
Que tipo de conteúdo mais interessa você?

Escritora, jornalista e leitora assídua desde que se conhece por gente. Escreve por achar que a vida na ficção é pra lá de interessante.

6 Comments

    • Sabryna Rosa

      Obrigada e bem-vindo! Backlink que você fala é puxar os leitores de lá pra cá? Se sim, eu recebo alguns acessos vindos de lá, sim. Mas a maioria do meu tráfego vem do Pinterest. O Medium acaba rodando melhor lá dentro da plataforma mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Sabryna Rosa