Os personagens são um dos elementos mais importantes de qualquer ficção, sem eles não há exatamente uma história, mas apenas um escopo vazio carecendo de ação. Personagens podem ser humanos, animais falantes ou seres fantásticos, mas cada um tem uma função na história. Conheça agora 7 papéis que seus personagens podem assumir em uma narrativa.
1. Protagonista
O papel do protagonista é ser o centro da narrativa. Às vezes ele conta a história, às vezes ele é usado como ponto de vista para que ela seja contada. De qualquer maneira, ele conduz os eventos principais e sempre passa por um desafio ou conflito na jornada até seu objetivo.
2. Coprotagonista
Tem objetivos parecidos com o do protagonista e ajuda a dar mais complexidade e enriquecer a história.
3. Antagonista
Serve para introduzir ou ser ele próprio um obstáculo ou ameaça para o protagonista alcançar seus objetivos.
4. Oponente
O personagem oponente é aquele que tem uma relação bem próxima com o antagonista, ajudando-o, portanto, em suas empreitadas traiçoeiras.
Baixe gratuitamente o Guia Prático para Criação de Personagens
5. Falso protagonista
Leva o leitor a acreditar que ele é o foco da trama.
6. Coadjuvante
Personagem de apoio que auxilia no desenvolvimento da narrativa. Geralmente é alguém próximo ao protagonista, seja para ajudá-lo ou alertá-lo de perigos.
Leia também 3 dicas para escrever todos os dias
7. Figurante
Também conhecido como coadjuvante secundário, costuma ter um papel breve ou servir apenas para ilustrar alguma cena específica.
É importante destacar que não é obrigatório usar todos os tipos de personagens e que você pode encontrar a mesma definição com uma nomenclatura diferente. O que importa é saber a função de cada um dos 7 papéis que seus personagens podem assumir em uma narrativa e adequá-lo da melhor maneira a sua história.
5 Comments
Pingback:
Mizeque Jamal Basílio
Obrigado!
Gostei muito desse conteúdo, e aprendi muita coisa.
Sabryna Rosa
Obrigada por sua leitura!
Sarah shesh
Amei o conteúdo,estou começando a escrever então venho me guiando por vários artigos sobre o assunto
Sabryna Rosa
Que coisa boa! Obrigada por sua leitura!