fbpx
Para Leitores

15 de outubro: Dia de Santa Teresa D’Ávila – 10 trechos do Livro da Vida

Santa Teresa d’Ávila, também conhecida como Santa Teresa de Jesus, é uma das figuras mais importantes da Igreja Católica. Reconhecida como Doutora da Igreja, título que reflete sua influência duradoura, reverenciada por seu intenso misticismo e suas obras literárias, Santa Teresa de Jesus deixou um impacto profundo na teologia católica e na vida espiritual.

Seu compromisso com a reforma da Ordem Carmelita levou à fundação de vários conventos, nos quais buscava resgatar a simplicidade e o rigor da vida monástica. Suas obras, como “O Livro da Vida”, “Caminho de Perfeição” e “Castelo Interior”, permanecem como guias espirituais para aqueles que buscam uma vida de oração e união com Deus. A obra e o exemplo de Santa Teresa continuam a inspirar incontáveis pessoas no caminho da fé. 

Confira dez trechos do Livro da Vida:

“Se desde o princípio tivesse tido quem me ensinasse a temer a Deus, minha alma teria adquirido forças para não cair”.

“Se eu fosse uma pessoa que tivesse de dar a minha opinião, jamais aconselharia a deixar de empreender alguma obra quando repetidamente sucedida; se for somente por Deus, não há que temer o fracasso. Poderoso é ele para tudo”.

“O Senhor sempre dá oportunidade para a oração quando a queremos ter”.

“[…] quem começou a se entregar à oração, não a deixe, por mais pecados que faça. Com ela terá meios de se recuperar, ao passo que sem ela será muito mais difícil”.

Leia também [Resenha] O olho mais azul – Toni Morrison

“Não procure seu reino aqui na terra, e jamais abandone a oração. Determine-se a permanecer toda a vida nessa aridez, e não deixe Cristo cair sozinho sob o peso da cruz. Tempo virá em que tudo lhe será pago de uma só vez. Não tenha medo de que se perca seu trabalho; serve a bom patrão, que o está olhando”.

“Imagine estar diante de Cristo e tome o costume de se enamorar de sua sagrada humanidade, trazendo-o sempre consigo. Fale a este Senhor: peça-lhe socorro nas necessidades; com ele se queixe nos sofrimentos e se alegre nos contentamentos, jamais o esquecendo por motivo algum. Tudo isto faça sem procurar orações compostas, mas com palavras que exprimam seus desejos e suas necessidades. É excelente maneira de progredir, e em pouco tempo”.

“Para que se vejam suas grandes misericórdias, basta considerar que perdoou tanta ingratidão, não uma, senão muitas vezes”.

“Confie na bondade de Deus, maior do que todos os nossos males. Ele não se recorda de nossa ingratidão quando caímos em nós e desejamos recuperar a sua amizade”.

“Vê claramente quão pouco se deve estimar tudo que há na terra, pois não tem valor. Quem está no alto, enxerga muitas coisas. Não busca liberdades no querer, nem mesmo gostaria de ter livre arbítrio e assim o suplica ao Senhor. Entrega-lhe as chaves de sua vontade”.

“Grande coisa é viver abraçado à cruz, venha o que vier. Este Senhor ficou desamparado de toda consolação: deixaram-no sozinho em seus tormentos. Não o deixemos nós”.

Escritora, jornalista e leitora assídua desde que se conhece por gente. Escreve por achar que a vida na ficção é pra lá de interessante.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Sabryna Rosa