Para Leitores

Como ler dois livros ao mesmo tempo

Spread the love

Mês passado eu resolvi experimentar algo inédito na minha vida de leitora: ler dois livros ao mesmo tempo. O motivo foi um simples desafio pessoal, uma vez que eu saía por aí dizendo que não conseguia, mas na verdade nunca tinha tentado.

Esse exercício estimula a memória e a concentração. Você fica mais atento em não se perder entre as histórias e assim não confunde personagens ou enredo. Algumas pessoas mantêm esse hábito para não “enjoarem” de um livro ou de outro, ou simplesmente para deixarem as leituras mais dinâmicas, já que elas podem sair de um universo mágico para uma cidade no século XIX em poucos segundos.

No começo eu estranhei, mas depois peguei o ritmo. Lia um livro físico e um no Kindle, e essa é uma das dicas: mesclar os formatos. Leia até o final e confira outras dicas de como ler dois livros ao mesmo tempo

Escolha gêneros diferentes

Tente ler algo distante entre si, como um não ficção e um ficção, ou uma fantasia e um romance clássico. Isso ajuda sua mente a manter os textos separados e você não confunde as narrativas. Eu li Inocência (clássico brasileiro) e A Biblioteca do Geógrafo (romance policial) simultaneamente.

Leia também Como adquirir o hábito da leitura

Leia em horários ou dias diferentes

Às vezes, eu fazia leituras seguidas, mas tentava ao máximo ler um título de manhã e o outro à noite, e hoje separo os domingos para os livros de escrita criativa. Além de dar um bom intervalo para descansar a mente, e os olhos, isso cria um certo padrão na rotina. E se você puser as leituras em dias alternados ainda cria o maravilhoso hábito de ler todos os dias.

Varie os formatos

Se puder, leia um livro digital e um físico, porque dinamiza a leitura. Eu lia o físico durante o dia e no Kindle antes de dormir, porque podia desligar a luz e ficar mais confortável na cama. Mas se você lê pelo celular eu recomendo fazer o contrário. A luz de eletrônicos pode acabar atrapalhando seu sono.

Tenha um dos livros sempre por perto

Todos temos nossas rotinas, algumas mais corridas do que outras, então aproveitar os intervalos no dia para ler um dos livros é uma boa estratégia.

Tenha uma motivação

Por que ler dois ou mais livros ao mesmo tempo? Um é para estudos e o outro para lazer? Quer aumentar sua lista de livros lidos? Seu ritmo de leitura? Um objetivo claro vai te ajudar a se organizar e manter o hábito. No meu caso, foi uma experiência nova que eu busquei para ler mais e acabou dando certo (de quatro livros por mês eu acabei lendo seis), mas não pretendo continuar porque um livro por vez considero suficiente.

Se essas dicas derem certo com você volte aqui para me contar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.