fbpx
Bastidores

#10 Meus livros e filmes preferidos

A maioria das pessoas que leva sua formação literária a sério sabe o quão fantasioso, ou pelo menos difícil, é elencar uma lista, seja grande ou pequena, de livros favoritos. Sim, eu posso dizer que meu livro que encabeça essa lista é O apanhador no campo de centeio, mas dependendo do dia, do meu humor, eu até penso em trocá-lo de lugar com outro. Não sei, é como escolher de quem você gosta mais da sua família quando você ama todos igualmente.

Meus cinco livros favoritos 

  1. O apanhador no campo de centeio – J. D. Salinger. o único livro que me faz rir de verdade, com o tipo de humor que eu gosto, sarcástico, amargo, e, ao mesmo, despretensioso. Eu poderia passar horas na companhia de Holden Caulfield.
  2. A droga da obediência – Pedro Bandeira. tenho um apego emocional por esse livro porque foi a história que despertou meu amor pela leitura. Depois dali, tudo mudou.
  3. O mundo conhecido – Edward P. Jones. poucas vezes vi um autor trabalhar tão bem os personagens. Dos principais aos coadjuvantes, todos têm uma carga verossímil muito grande, você se sente dentro da casa de cada um deles.
  4. Ilíada – Homero: precisa justificar? Genial. Ainda que eu passe o resto da vida relendo não terei tempo suficiente para absorver tudo que esta obra oferece.
  5. Gabriela, cravo e canela – Jorge Amado. Meu livro nacional favorito até o momento (como eu disse, listas de leitores são dinâmicas!) porque me manteve entretido da primeira à última página, como se eu fosse uma das fofoqueiras de Ilhéus que não fica por fora de nada.

Leia também #9 O sol se põe a hora que quer

Fui educada cinefilicamente com Sessão da Tarde e com filmes alugados na sexta-feira e devolvidos na segunda – quatro DVD’s por dez reais, se não me falha a memória -, o que significa que eu não tenho o gosto muito refinado, mas também não aceito qualquer avacalhação. Digamos que eu esteja no meio termo, onde não brigo com a indústria americana, mas também não deixo eles me enfiarem qualquer coisa goela abaixo. Vamos aos premiados:

Meus cinco filmes preferidos:

  1. Um amor para recordar. I’m just a girl! É claro que o meu filme preferido é um romance e um romance açucarado com o bônus do cristianismo na narrativa. Como é bom nunca me esquecer de que Jamie testemunhou um milagre.
  2. Whiplash. Me inspira a ser o que eu nunca fui: consistente e determinada. 
  3. Troia. Se eu amo Ilíada, é autoexplicativo! Em Troia, honramos os deuses, amamos as esposas e defendemos a pátria.
  4. Questão de Tempo. Um afago no coração com a mensagem que importa, a de que só temos o agora e a hora da nossa morte.
  5. A incrível história de Adaline. Mais um filme de romance que acima de tudo é elegante e sensível. A aura que Blake Lively tem é insuperável. 

Os meus livros e filmes preferidos acrescentaram em mim a experiência que só a arte pode proporcionar, a de viver e contemplar outras vidas e circunstâncias. É um privilégio poder expandir meu repertório com as narrativas, principalmente as literárias.

Escritora, jornalista e leitora assídua desde que se conhece por gente. Escreve por achar que a vida na ficção é pra lá de interessante.

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Sabryna Rosa