Após o árduo processo de escrever, revisar e publicar um livro, vem talvez a parte mais difícil: encontrar leitores. A má notícia é que eles podem não vir e você se frustrar, a boa é que essa etapa não é a última a ser cumprida, na verdade ela é uma das primeiras e uma vez que você começa a executá-la não pode parar. Você deve estar sempre em busca dos seus leitores, esteja escrevendo ou não. Mas é bom que esteja.
Como encontrar leitores para o seu livro:
Nem todo mundo quer lê-lo
E isso é bom!
Pense comigo. Cada leitor tem uma ou mais preferências de leitura. Há aqueles que leem de tudo um pouco, mas não o mais comum, então imagine ter que agradar a todos com a sua história? Pense em como seria difícil mesclar em uma mesma narrativa romance, suspense, comédia, drama… é muita coisa, não? Concentre seu livro em torno de um gênero e preocupe-se em deixá-lo bom ali mesmo.
Conheça o Caderno de Exercícios – Cenas
Seja próxima dos seus possíveis leitores
Não tem para onde correr, no mundo moderno ninguém sai vendendo livro de porta em porta. Em vez disso, você usa um perfil no Instagram para se comunicar com as pessoas e isso é uma mão na roda, vamos combinar.
No seu perfil vá alimentando um relacionamento com seus seguidores, ainda que a maior parte deles seja de amigos ou familiares. Fale um pouco sobre você, sua rotina, o que você está escrevendo, porque pensou naquela história, quais são suas dificuldades e inspirações. Deixe que as pessoas conheçam você pois isso gera confiança e reconhecimento. Ninguém se interessa muito pelo livro de um desconhecido.
Leia também Como escrever boas cenas
Conheça bem o seu livro antes de colocá-lo em jogo
Vamos por partes nesse ponto.
Quem gostaria de ler o seu livro? Seja específico.
Exemplo: Se eu escrevo um romance adolescente, bem mamão com açúcar, quem tem mais chance de ler? Sr. Arnaldo, que assiste futebol aos domingos e lê jornal impresso ou a Dandara, no segundo ano do ensino médio ouvindo k-pop nos fones de ouvido? Uma vez que você sabe quem pode se interessar pela sua história, você sabe para quem vender.
Qual o gênero e o tema?
Por tema nós podemos entender como uma questão em torno da qual a história gira.
Quais são os outros livros e autores inseridos na mesma faixa que a sua?
Veja, podemos perceber que Crepúsculo e Harry Potter são histórias que envolvem personagens fantásticos e cujo público majoritário são crianças e adolescentes. Da mesma forma que é natural ver Jane Austen e Charlotte Brontë como autoras próximas em termos de público e gênero porque ambas escrevem sobre famílias, relacionamentos e conflitos de classe na Inglaterra.
Por que isso importa? Para você saber como se comportar diante da concorrência.
Imagine o seu livro em uma livraria disputando a atenção do leitor. Como você vai se destacar? Pelo título? Sinopse? Capa? Pela sua “fama” online? Como os outros autores estão vendendo? O que os escritores de sucesso fazem? Lembre-se que os leitores do segmento que você escreve já estão definidos e procuram por livros semelhantes. Quem gosta de histórias fantásticas está sempre em busca de histórias fantásticas. Por isso observe e imite as melhores práticas que mais servem para você.
Encontrando os leitores
Agora que você já sabe onde procurar e como se aproximar dos seus leitores é hora de estabelecer de vez uma conexão firme e duradoura. Essa é a hora em que você estende a mão e pede licença para mostrar a que veio.
Esteja onde os seus leitores estão. Se eles gostam mais do Twitter, vá para lá, se gostam mais dos bons e tradicionais blogs, capriche no seu. Se os grupos do Facebook estão em alta, crie um atrativo o bastante.
Não é necessário estar em um só lugar, mas esteja em peso naquele onde seus leitores podem ser encontrados em maior número.
Uma outra boa estratégia é fazer parcerias com outros blogs, perfis, podcasts ou canais do Youtube que você já notou que são acompanhados pelo seu público leitor. Exemplo: se o seu livro é um romance, que tal uma parceria com algum canal que trate sobre relacionamentos? Pessoas que querem viver um grande amor certamente se interessam por esse tipo de narrativa.
Como eu disse no início do artigo, encontrar leitores é uma atividade a ser desenvolvida ao longo de toda a sua carreira de escritor. Assim como você tem um pé atrás para ler livros de autores desconhecidos, seus possíveis leitores também têm. Por que você acha que livros de celebridades vendem tanto? Porque eles estão sempre aparecendo e criando conexão com o público. Você pode não ter a menor ideia do talento literário do seu artista favorito, mas se ele lançar uma autobiografia você certamente vai se sentir atraído a ler.
Então, prontos para levarem seus livros a todos os leitores?