1. Você acredita que pode ser escritor, mas as outras pessoas não
Quando iniciamos um novo projeto pode bater aquela vontade de compartilhar sobre ele com as pessoas mais próximas, mas nem sempre ouviremos delas uma resposta motivadora.
Nem sempre elas farão por mal, às vezes é desconhecimento do assunto ou apenas um desejo de querer o melhor para você – ainda que elas não saibam exatamente o que é melhor.
Algumas ações que podem fazer a diferença nesse caso:
- conter um pouco a vontade de sair falando para todo mundo que você quer ser escritor ou está escrevendo um livro. Além de gerar expectativas, pode fazer você se sentir ansioso sem necessidade;
- ainda que ouça palavras desmotivadoras, continuar tentando, pois ninguém vira um escritor de sucesso do dia para a noite e todos os escritores de sucesso provavelmente já ouviram críticas ao longo de suas carreiras.
- seguir sua intuição, confiar na sua vontade de trabalhar pelo seu propósito e ter discernimento para ouvir o que acrescenta na sua formação e descartar o que não serve.
2. Você escreve, mas ninguém lê
Esse é um ponto muito comum entre escritores iniciantes e a dica que eu posso dar a você, é: não seja o chato do “Lê meu livro!”. Da mesma forma que ninguém gosta daquele vendedor que fica atrás do cliente oferecendo cartão, ninguém gostará que você fique empurrando o livro, ou os seus textos, goela abaixo.
Isso não quer dizer que você não possa divulgar links, ofertas, etc, para as pessoas, só tenha bom senso e tome o cuidado de não intimidar ninguém.
Lembre-se: ninguém é obrigado a ler nada do que você escreve, seu papel é ser tão bom que as pessoas, naturalmente, terão o desejo de ler.
Leia também Resumir e construir cenas: qual a diferença e como usar da maneira certa no seu texto
3. Você tem medo de publicar
As duas questões acima somadas a outros fatores podem acentuar uma questão que todo escritor já tem dentro de si: o medo de não publicar.
Entenda, isso é perfeitamente normal, o que não é normal é isso te paralisar para sempre.
É totalmente compreensível que no começo você não esteja seguro para publicar e queira esperar lapidar mais os seus textos antes de sair divulgando por aí, mas tenha empatia e paciência consigo mesmo para criar coragem de publicar ainda que não esteja perfeito.
Escreva com habitualidade, leia bastante e revise o máximo que puder, até sentir que chegou na melhor versão do seu romance, conto ou crônica. Se possível, peça para alguém ler, como um teste, e ouça o que aquela pessoa tem a comentar.
Se ainda assim tiver medo, vá com medo mesmo. O próprio tempo, aliado à prática, se encarregará de melhorar a sua escrita. Se esperar escrever uma obra-prima para publicar, demorará um bocado para começar a colher os frutos.
Você é um escritor iniciante? Algum desses medos faz parte da sua vida? Quais os outros receios que incomodam e atrapalham a sua carreira?
One Comment
VicenteHonorato
A melhor coisa do ser humano é ser humilde corajoso e acreditar na vida.