Eu sou adepta da teoria que diz que quem não gosta de ler é porque ainda não encontrou o livro certo. Acredito de verdade que existe um livro para cada tipo de leitor. Um não, vários! O que está faltando é esse encontro de almas acontecer e despertar o amante da leitura que existe em cada um de nós. Hoje eu trouxe 5 livros para gostar de ler, a maioria tirei da minha própria estante virtual lá do Skoob (vamos ser amigos lá?), e são títulos que eu vejo como uma boa história para despertar o interesse de quem está começando a criar o hábito da leitura.
São livros de ficção, meu gênero favorito, mas se você ainda não sabe qual o seu gênero do coração, aquele de cabeceira de cama, de viagem, de fila de banco, minha dica é: experimente! Experimente de tudo até se encontrar.
1. As Aventuras de Sherlock Holmes – Arthur Conan Doyle
Não, não é clubismo. Bom, talvez seja rs. Mas vamos aos fatos: os contos de um dos maiores detetives da literatura são um prato cheio de aventura, mistério e esperteza. Sherlock vê indícios quando ninguém mais vê e sua capacidade dedutiva deixa qualquer leitor de queixo caído. Há edições com todos os contos reunidos e publicações individuais. Recomendo que comece por essas, que são livros bem curtinhos e emocionantes do começo ao fim.
Encontre As Aventuras de Sherlock Holmes clicando aqui*
2. O Nevoeiro – Stephen King
Os livros do King são para os destemidos. Eu leio de dia, durante a noite é pedir demais, sabe? Não estou nesse nível de coragem. Li O Nevoeiro depois de ter visto a série da Netflix (sim, aquela que ninguém gostou, infelizmente) e é uma história que envolve o leitor através dos personagens e do clima da história, que permanece no topo o inteiro.
3. A Droga da Obediência – Pedro Bandeira
Eu já falei aqui no blog o papel que esse livro teve na minha vida de escritora. Sou completamente apaixonada pelos Karas, um grupo de adolescentes de São Paulo que combate vilões perigosos pela cidade. Para você, leitor, eu apresento um livro nacional excelente, e, por ser direcionada ao público jovem, com uma linguagem simples e um enredo sensacional. Obrigada por tudo, Pedro Bandeira.
Encontre A Droga da Obediência clicando aqui
Leia também Como adquirir o hábito da leitura
4. O Estranho Caso do Cachorro Morto – Mark Haddon
Esse livro é mais voltado para o drama e tem uma sensibilidade ímpar. Christopher é um garoto de quinze anos, autista, que vive com o pai e é inteligentíssimo no campo dos números, mas pouco entendedor das relações humanas. Quando o cachorro da vizinha aparece morto, e ele é acusado, Christopher decide fazer uma investigação por conta própria, inspirado por seu personagem favorito (adivinhe quem? Volte para o item 1 e descubra), e como resultado temos uma belíssima narrativa que nos faz conhecer de perto esse personagem único e especial.
Encontre O Estranho Caso do Cachorro Morto clicando aqui
5. Harry Potter – J.K. Rowling
Bom, esse é o único livro que eu não li, mas que pela legião de fãs eu acredito ser um ótimo ponto de partida para quem quer começar a ler. A história parece envolvente e, se gostar dela, você ainda tem uma série pela frente para maratonar e nunca mais sair desse universo mágico que não é só sobre Harry Potter, mas sobre a leitura.
Encontre Harry Potter clicando aqui
Os 5 livros para gostar de ler vieram da minha experiência pessoal, são títulos que aqueceram meu coração e me fizeram pensar: puxa, como é bom ler! Eu espero, de verdade, que eles, ou outros, causem a mesma sensação em você. Porque a leitura é um dos caminhos para uma vida melhor, mais rica e mais bonita.
Que livro te fez gostar de ler? Indique nos comentários.
*os links nesse post levam à loja da Amazon e comprando através deles eu ganho uma pequena comissão sem custo adicional para você