fbpx
Para Leitores

[Resenha] Sangue na Neve – Jo Nesbo

Spread the love

Sinopse

Olav é um matador de aluguel que presta serviços a Daniel Hoffmann, um dos maiores criminosos de Oslo. Todas as ordens são executadas prontamente até Hoffmann encomendar a morte da própria mulher, por quem Olav se apaixona instantaneamente.

Resenha

Meu primeiro contato com Jo Nesbo foi digno de colocá-lo entre os favoritos sem muito medo de me arrepender depois. A construção do personagem leva em conta não apenas a sua profissão, ou o que decorre dela, mas envolve traços de pessoas comuns, como ser um frequentador de bibliotecas públicas.

Algumas outras características peculiares em Olav: ele é disléxico, não sabe dirigir devagar, é muito sentimental, se apaixona fácil e é ruim em matemática. O livro é narrado em primeira pessoa, então é o próprio Olav quem nos apresenta seus defeitos e qualidades logo no início, e cada uma delas acaba aparecendo em algum momento durante o livro.

“E, de acordo com um tal de Hume, o fato de até agora eu ter acordado toda manhã no mesmo corpo, no mesmo mundo, onde o que aconteceu de fato aconteceu, não era garantia de que a mesma coisa voltaria a ocorrer na manhã seguinte”.

Dirigir rápido é uma atitude suspeita, e se você está roubando algo é melhor disfarçar o quanto puder. E por falar em roubo, essa é uma das “profissões” que Olav experimentou e descartou da sua lista de habilidades por sentir um remorso muito grande com relação às vítimas. Ser cafetão também não era pra ele, uma vez que ele se afeiçoava às prostitutas e não admitia bater e nem vê-las apanhando. E traficar drogas é um ofício muito ruim para quem tem dificuldades com cálculos. Por isso, entre as atividades ilícitas de Daniel Hoffmann, sobrou uma vaga de matador de aluguel, que, para surpresa de Olav, ele conseguia executar muito bem.

Assassinar a mulher de seu chefe parecia só mais um trabalho, por mais estranho que fosse, mas se tornou uma questão pessoal quando ele viu a linda Corina caminhar “como um gato” em seu apartamento e deixar seus sentidos bagunçados. Ele não era mais um homem a mando de um criminoso, mas alguém cuja disciplina foi transformada em compaixão e, em seguida, em paixão.

“A vida parece ser simples quando você está doente”.

Corina fora jurada de morte por estar traindo Daniel e a ideia de matar o amante, em vez da traidora, pareceu mais inteligente para Olav, que com essa simples decisão tomada por conta própria gerou consequências inimagináveis e selou seu destino num caminho sem volta. A partir daí sua vida dá um giro e ele se vê obrigado a partir em outra direção e com outros objetivos.

Olav é um assassino por encomenda, mas adquiriu princípios que se transformaram em um código de ética inviolável, e seus sentimentos, mais do que sua razão, acabam guiando suas ações, não só no núcleo que envolve Corina, como nas lembranças da sua juventude, onde tudo começou, com o pai meliante e uma mãe alcóolatra. Minha conclusão sobre Olav é que ele é uma consequência do meio, e não exatamente uma vítima, porque teve oportunidades de não enveredar pelo caminho do crime. Por outro lado, não o vi como um monstro, irrecuperável e irredimível, e sim alguém que decidiu explorar suas habilidades, mesmo sabendo de sua imoralidade e ilicitude, e aceitou as consequências disso.

Leias outras resenhas

O desenvolvimento do personagem e o equilíbrio na exposição dos detalhes foi muito bem executado pelo autor. Olav tem como livro de cabeceira Os Miseráveis, e conta como é para ele, na sua condição de disléxico, se conectar com as palavras. Ele chega até mesmo a fazer um paralelo de sua história com a de Jean Valjean mostrando como absorve a sua vida num contexto que vai muito além dos crimes. Certamente uma leitura e tanto para começar a conhecer as obras de Jo Nesbo.

Esse e muitos outros livros estão disponíveis no catálogo do Kindle Unlimited, o serviço de assinatura de livros da Amazon que custa apenas R$ 19,90 por mês. Para assinar clique aqui.

Sobre o autor

Nasceu na Noruega em 1960. É músico, compositor, economista e um dos escritores de policiais mais elogiados e bem-sucedidos da Europa (Fonte: Site Fnac).

Sobre o livro

Título: Sangue na Neve
Autor: Jo Nesbo
Ano: 2015
Editora: Record
Páginas: 154
Avaliação: 4/5

Você pode encontrar esse livro clicando aqui.

Esse post contém links afiliados e comprando através deles você colabora com o meu trabalho sem custo adicional no seu produto. Obrigada!

Escritora, jornalista e leitora assídua desde que se conhece por gente. Escreve por achar que a vida na ficção é pra lá de interessante.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Sabryna Rosa