fbpx
Para Leitores

5 dicas para você não perder a concentração na leitura

Spread the love

Eu já passei por isso e você provavelmente também: ler um parágrafo ou uma página de um livro mais de uma vez porque estava distraído e não entendeu nada. Ou se perder nos pensamentos e se dar conta de que não sabe dizer o que aconteceu nas últimas cenas. Ou ainda ler cinco minutos, ficar entediado e correr para o celular e se entreter com mais facilidade. Isso é falta de concentração e pode acontecer até com o leitor mais apaixonado. Por isso hoje eu trouxe 5 dicas para você não perder a concentração na leitura.

1. Leia um livro que você gosta

Você não vai e não deve gostar de todos os livros do mundo. Se clássicos não são a sua praia, não precisa ler – pelo menos não a título de entretenimento. Se aquele romance best-seller parece horroroso de chato, não tem por que ir até o final só para dizer que leu, né?

Quando lemos algo por obrigação a nossa motivação de concluir diminui, sem contar que o processo é penoso e provavelmente levará você à procrastinação. Ou seja, um livro que você poderia terminar em um mês, termina em um ano – se terminar!

A melhor alternativa é investir em livros do gênero ou temática que você já sabe que gosta. Em sites como Skoob você encontra em cada página de livro sugestões de títulos semelhantes. Também é possível ver informações na Amazon ou até no próprio Google.

Aqui também vale releituras, ok? Nada impede que você resgate da estante um livro que já sabe de cor, mas que não te deixa despregar os olhos dele.

“Eu não sei o que gosto, todos os livros são chatos para mim”. Eu já ouvi isso muitas vezes e sempre respondo a mesma coisa: não existe livro chato, existe o livro errado para você. Neste caso, a única solução é experimentar. Duvido que você não encontre um gênero para chamar de seu.

Leia também Como adquirir o hábito da leitura

2. Leia um livro “fácil”

O que seria um livro fácil? Aquele de linguagem simples, palavras comuns e frases que você pode pegar de primeira. Isso não quer dizer um livro ruim! Há livros excelentes, clássicos inclusive, de autores aclamados, onde o texto flui na sua cabeça como um rio limpo e fresquinho.

Se você está tendo dificuldades na concentração, fuja das complexidades literárias.

3. Jogue o celular fora

Você entendeu o que eu quis dizer.

Se você é daqueles que olha o celular a cada cinco minutos e não resiste a uma notificaçãozinha, é melhor deixar ele bem longe da sua leitura. A cada vez que desvia a concentração você leva um tempo enorme para voltar ao foco outra vez. Melhor evitar esse retrabalho, né?

4. Não jogue o celular fora, mas entre em um acordo

Por incrível que pareça, a cada sessão de leitura com o celular longe eu recebo trinta ligações, quinze de urgência e quinze de emergência. Além disso o chefe manda mensagem, a mãe pergunta uma coisa que não dá pra esperar, e o Twitter anuncia o fim do mundo. Isso acontece com você também?

Por isso entre em um acordo consigo mesmo e combine de olhar o celular a cada fim de capítulo, ou cada vinte páginas, por exemplo. Assim você não atrapalha a leitura, mas também não deixa de atender ninguém (Atenção! Só responda se for realmente importante, do contrário é melhor deixar para o fim da leitura).

Essa dica casa bem com a próxima:

5. Faça sessões curtas

É mais fácil se concentrar por uma hora inteira ou por vinte minutos? Uma boa forma de se manter focado é imergir nela durante um tempo fixo. Pode ser dez, vinte, trinta minutos, o que funcionar melhor para você. Minhas sessões hoje variam entre 30 e 45 min. Você pode colocar um cronômetro ou ler perto de algum relógio.

Durante esse tempo tente ao máximo não fazer outra coisa senão dar atenção ao seu livro.

Gostou das 5 dicas para você não perder a concentração na leitura? Compartilhe com outros leitores!

Gostou desse conteúdo? Faça parte da minha lista de e-mails e não perca nenhuma novidade

* indicates required
Que tipo de conteúdo mais interessa você?

Escritora, jornalista e leitora assídua desde que se conhece por gente. Escreve por achar que a vida na ficção é pra lá de interessante.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Sabryna Rosa