fbpx
Para Escritores

7 dicas para criar o hábito da escrita

Spread the love

Escrever pode parecer fácil quando temos um rompante de criatividade e o texto já surge semipronto na cabeça, só no ponto de colocar no papel. É a tal da inspiração. Acontece que esse fenômeno não acontece todos os dias. Na verdade, ele costuma ser raro e mesmo assim precisamos escrever e praticar. Por isso, no artigo de hoje temos 7 dicas para criar o hábito da escrita e escrever mesmo nos dias nublados.

1) Escreva sobre o que você sabe

Olhe para a sua vida e o seu contexto e tire ideias dali. Se você é um professor de ensino médio, escreva sobre adolescentes, ou sobre educação, ou sobre um personagem enfrentando os desafios do ensino. Se você é um assistente financeiro da sua empresa, escreva sobre casos fraudulentos ou empresas de família. Imagine um grande mistério envolvendo autoridades ou um romance entre uma garota nova no setor e um carinha que entende muito de números. Sua realidade pode parecer comum, mas com um olhar mais apurado você pode ver ideias bem criativas.

2) Escreva para pessoas como você

O que você gostaria de ler? Qual tipo de livro te interessa ou qual narrativa você compraria depois de ler a sinopse? Eu, por exemplo, adoro histórias de dramas e pessoas vivendo conflitos internos, por isso minhas histórias quase sempre rodeiam essa temática. Ao trabalhar com temas familiares você se sente mais confortável para escrever do que tentar trabalhar com assuntos estranhos.

Baixe gratuitamente o Guia Prático para Criação de Personagens

3) Leia bastante

Uma dica clássica e indispensável. Ao ler você entra em contato com outras histórias e essas histórias provavelmente vão gerar ideias, e com ideias frescas você fica no pique para escrever! Separe um tempo para leitura e logo em seguida emende uma sessão de escrita. Faça esse teste e me conte depois.

4) Pratique outras atividades criativas

Às vezes tudo que precisamos é de um lápis de cor e umas tintas mesmo sem saber nada sobre desenhos e pinturas, ou de um fim de tarde observando que a luz está ótima para tirar foto de uma flor qualquer na rua. Desperte o seu olhar para outros tipos de criações.

Leia também 3 dicas para escrever todos os dias

5) Pratique o ócio

Criar um repertório é importante, mas deixá-lo ganhar forma também, e isso só é possível se você tirar um tempo sem fazer nada ou só para pensar em qualquer coisa. Os mil filmes e livros que você vê, as músicas que ouve, as publicações do Instagram que você curte, tudo isso vira um bolo dentro da sua cabeça e às vezes é necessário dar a oportunidade para que não se transforme em um emaranhado de informações sem utilidade. Fique um tempo ocioso apenas vendo o tempo passar.

6) Escreva sobre coisas aleatórias

Já experimentou ter um diário? Um diário não precisa ser bem decorado como as fotos do Pinterest e nem conter grandes segredos. Basta que você esvazie sua mente e escreva sobre o que vem pensando nos últimos dias. Suas preocupações, alegrias, ideias… tire da cabeça e deixe no papel. Na hora de escrever suas histórias a cabeça estará mais livre.

Conheça meus livros

7) Seja um leitor beta

Um leitor beta é alguém que lê uma história e dá um pitaco sobre ela. Se você já escreveu um livro já deve ter ouvido falar nos betas. E você também pode ser um, basta encontrar um escritor por aí precisando de um leitor para dar uma opinião sobre o seu livro. Mas como isso pode me ajudar a ter o hábito da escrita? Ao avaliar uma obra semiacabada você pode identificar erros que porventura também comete, ou podem surgir sugestões úteis para sua história também. Isso dará você a vontade de sair correndo e trabalhar no próprio livro.

Criar o hábito de escrita é trabalhoso como criar qualquer outro hábito. Precisa de um pouco de paciência e dedicação, mas vale a pena. Se você ama escrever, sentar e colocar as palavras no papel não é tão custoso assim, você só precisa saber lidar com a eventual falta de inspiração ou criatividade. Por isso as 7 dicas para criar o hábito da escrita podem ajudar. Me conta depois se funcionou? Aguardo sua resposta.

Gostou desse conteúdo? Faça parte da minha lista de e-mails e não perca nenhuma novidade

indicates required
Que tipo de conteúdo mais interessa você?

Escritora, jornalista e leitora assídua desde que se conhece por gente. Escreve por achar que a vida na ficção é pra lá de interessante.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Sabryna Rosa